29.6.05

Laszlo???

Fast. Scalable. Open.

O Laszlo é uma 'plataforma' que permite o desenvolvimento de aplicações web com 'rich interface' (a última moda no desenvolvimento web: aplicações cada vez mais interativas e com 'cara' de desktop).
Como o JSF, o Laszlo agrega um grande conjunto de 'widgets' gráficos, que vão desde os prosaicos text-fields até componentes avançados que abusam de recursos de animação, dhtml, flash (e outras tecnologias igualmente abusivas). Abusam MESMO. Os exemplos de aplicações são de deixar qualquer um de queixo caído.

Como no caso do JSF, aconselha-se o uso de alguma IDE RAD para desenvolvimento das telas, já que desenhar componentes baseados em XML (e tudo mais) não é uma das tarefas mais simples. Para a alegria dos pobres desenvolvedores a IBM já lançou um plugin para o Eclipse para ajudar nesta tarefa: o IDE4Laszlo

O site (e todo o material do projeto) é muito bem acabado, se comparado com a grande maioria dos projetos open-source. A documentação é extensa e inclui exemplos, tutoriais, e tudo mais que pode se esperar de um bom produto comercial (o Lazslo é um produto 'open-source with commercial support'). O Laszlo foi concebido como um produto fechado, mas teve seu código aberto depois que a Laszlo Systems recebeu um grande aporte de capital, há alguns meses. A tecnologia está sendo testada no Japão, e provavelmente será utilizada na produção de conteúdo para TV interativa no país. E tem muito mais gente usando...

Quer mais? O site onjava.com disponibilizou um bom tutorial sobre a tecnologia, há alguns dias. Quentinho como pão de padaria! Outra ótima referência (menos quente, como pão de supermercado) aqui.

Um comentário:

tautologico disse...

A tecnologia para fazer isso já existe, na maior parte, há alguns anos, e as partes que não existiam poderiam ter sido inventadas facilmente. Inclusive eu já vi frameworks que implementavam interfaces parecidas há um bom tempo.

A questão é que, por vários motivos (brigas de padrões, má-vontade da MS, etc) esse tipo de aplicação não "pegou" antes. Mas agora isso está pegando; um dos motivos é que a MS não é mais a dominante absoluta no mercado de browsers.

No lado do Mozilla uma coisa muito interessante é o XUL; já vi umas demos XUL muito parecidas com essas do Lazlo, menos bonitas mas com a mesma funcionalidade. E juntar XUL + AJAX promete realizar aplicações web realmente com look&feel de desktop. Essas demos do Lazlo são muito bonitinhas mas ainda tem os tempos de "loading" que dão na cara que é uma aplicação remota...