18.2.07

A Síndrome das Dobradiças

"Arquitetos" de software são uma espécie de animal interessante. Sua profissão resume-se a resolver problemas de forma elegante (em muitos dos casos, resolver problemas abstratos, sem escrever nenhum tipo de código). Não que isso seja pouco: em qualquer indústria, elegância é uma meta que raramente é atingida. Mas com a exposição prolongada à profissão, alguns desenvolvem uma bizarra doença psicológica: a Síndrome das Dobradiças.
Como um tipo de dependência química, os portadores da SdD precisam desenhar. Eles não passam um dia sem rabiscar bonequinhos de palito e quadradinhos com setas apontando para eles mesmos, para os bonequinhos, e para outros quadradinhos. E como um tipo de aspirante a artista pós moderno, os SdDs buscam desesperadamente o desenho mais complexo, a cada dia. Não conseguem dormir de noite enquanto não transformarem aquele simples componente de envio de e-mails em um conjunto de quadradinhos: uma Abstract Factory pra flebixilizar aquela Factory que vai produzir o agora genérico Componente de Envio de Qualquer Coisa, uma série de interfaces para definir Coisa, Email e EnviadorDeQualquerCoisa, e finalmente um conjunto de arquivos de configuração para unir a coisa toda. Se o cliente precisa de uma porta, não basta projetá-la com duas dobradiças (e eventualmente um olho mágico): a porta tem que ter dobradiças que permitam abri-la em qualquer direção, cadeados de todos os lados e mecanismos de autenticação redundantes.
E claro, quanto mais obscura a tecnologia para unir tudo isso, melhor. Já vi casos de arquitetos em êxtase por descobrirem um modo de integrar 5 novos buzzwords (e suas 5 respectivas implementações de referência) para resolver um problema que a) não necessitava de flexibilidade nenhuma e b) poderia ser resolvido com 20 linhas de código.
Se você apresenta alguns destes sintomas, procure um médico. Você pode ser portador de SdD. Outros sintomas incluem possuir mais de um livro sobre UML em sua mesa, um aumento visível do teor de padrão-de-projetês em seus diálogos, sonhos com bonequinhos de palito contadores de histórias e modelagens que não cabem em uma folha de papel A3.
Cuidado: portadores de SdD costumam ser confundidos com especialistas.

Um comentário:

tautologico disse...

Isso é endêmico. Veja aqui uma fábula antiga que já fala sobre isso:
http://philip.greenspun.com/humor/eecs-difference-explained

E não tinha outro template não?