19.3.07

Novas Collections no Java 6!

Aqui você encontra um quickstart bem legal sobre as novas interfaces de collections do Java 6: em resumo, uma nova interface de "fila dupla" (double ended queue, ou Deque) e duas novas interfaces para maps/sets que permitem a "filtragem" de elementos (por exemplo, pegar todos os elementos de um set que sejam menores que 10).
O rant do dia vai para a incrivelmente bem bolada interface Deque, que oferece dois métodos para adicionar, dois para remover, dois para pegar o primeiro elemento e dois para pegar o último. A interface Queue havia sido adicionada no Java 5 com um método para adicionar elementos (offer()) e dois para recuperar (peek(), que não remove da fila, e poll(), que retorna e remove). Pois bem, a Deque foi muito mais além oferecendo (além dos já esperados peekFirst, e poolFirst, já que estamos falando de uma fila de mão dupla) mais um monte de novos métodos: addFirst, removeFirst, addLast, removeLast, offerLast, poolLast, peekFirst, peekLast. Pra que tanto método? Para poder oferecer um set de métodos que retorna false quando não foi possível adicionar/remover e outro que lance exceptions quando isto ocorrer.
Simplesmente formidável! Tenho certeza que pelo esta grandiosa interface múltipla vai ter pelo menos um uso: pegadinha em prova de certificação.

Nenhum comentário: