29.7.05

Genéricos: Mais críticas

Como eu sou o principal responsável por evitar que esse site se torne uma espécie de "Java Partyline", aqui vai mais um artigo criticando a implementação de genéricos na linguagem. É um comentário de Bruce Eckel sobre o artigo de Ken Arnold do qual eu falei neste post. Um trecho para abrir o apetite:

As much as Java people like to dis C++ for just about everything, C++ templates are much more straightforward than Java generics, because they are consistent. With erasure, you have to constantly remind yourself that you only think you know what a particular parameterized type is. But because you don't really (except sometimes), it causes all kinds of confusion. And a programming language is supposed to be an abstraction to reduce confusion, so Ken's comment about complexity: "I don't see that the value is there to justify the cost," is legitimate.


Vale lembrar que Eckel e Arnold são dois famosos expoentes da comunidade Java, autores de livros importantes sobre a linguagem (Arnold é co-autor do oficial "The Java Programming Language"), e não outsiders.

Eu acho que os genéricos foram implementados da melhor maneira possível considerando o requerimento de não quebrar a compatibilidade, e para conseguir isso foi necessária tanta teoria que um programador médio não faz nem idéia. Mas teria sido provavelmente melhor se a Sun não tivesse se preocupado tanto com compatibilidade e planejado uma forma de transição para que o código antigo continuasse a interoperar com o novo. Vai saber, evoluir um sistema muito utilizado é complicado de qualquer forma.

Nenhum comentário: