O próprio site do haskell (da haskell??) tem uma boa quantidade de manterial interessanste, inclusive aplicações desenvolvidas na linguagem. O site também tenta desmistificar algumas idéias sobre a programação funcional e faz comparações com o modelo procedural/imperativo.
E pra quem simplesmente não acredita em programação "puramente funcional", apresentamos a O'Haskell!! :D
f [] = []
f (x:xs) = f ys ++ [x] ++ f zs
where
ys = [a | a xs, a x]
zs = [b | b xs, b > x]
2 comentários:
Acredito que até agora Haskell tem duas aplicações reais que são utilizadas: Pugs, a única implementação de Perl6 que funciona, depois do time oficial gastar mais de 5 anos e não fazer nada; e darcs, o sistema de controle de versão mais inovador que surgiu nos últimos tempos.
Outra aplicação muito interessante é o Parsec, biblioteca para combinadores de parsers; quem já trabalhou com lex/yacc ou flex/bison vai se sentir no paraíso se tentar fazer um parser no Parsec.
E é interessante também ver as bibliotecas que usam "reatividade funcional" como Pam, Yampa, Fran e outras. Os exemplos de reatividade funcional são de impressionar; um que eu lembro é um jogo de pong/arkanoid completo escrito em 17 linhas que tem no livro "The Haskell School of Expression", de Paul Hudak.
Ah, e não faltou dizer que esse exemplo de 5 linhas é quicksort em Haskell ? :)
Postar um comentário